Estamos em construção. Muitas novidades esperam por você!

clock-desktop.comjavascript:void(0)

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Fala de Maria Amélia, da Missão Tremembé, no ato do dia 21/08/2008 contra a violação dos direitos indígenas. Com o lema "Nossos direitos estão sendo violados! Vamos lutar juntos! Não nos rendemos, nem nos vendemos!", os Povos Indígenas do Estado, juntamente com diversos movimentos sociais, ONGs, grupos de pesquisa das Universidades e de assessoria jurídica popular, advogados/as e militantes dos Direitos Humanos foram às ruas para denunciar e dar visibilidade às problemáticas que vêm sendo enfrentadas pelos índios no estado do Ceará.

Aqui a situação é evidenciada pelos conflitos existentes entre interesses privados e diversas etnias. O conflito entre os Tremembé de São José e Buriti e o grupo Nova Atlântida, que pretende construir um grande empreendimento turístico imobiliário nas terras habitadas secularmente pelos índios (atualmente a construção da obra está embargada por uma liminar concedida pela Justiça Federal e confirmada pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região de Recife).

Este vídeo também é uma réplica a visita do governador do estado do Ceará, Cid Gomes (PSB/CE), à São José e Buriti em 17/julho/2008. Na ocasião, o governador veio com uma comitiva composta pelos deputados Gorete Pereira (PR/CE), Albano Franco (PSDB/SE) e Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE), além do embaixador da Espanha no Brasil, Ricardo Peidró, e os espanhóis do grupo empresarial Inmobiliario - que afirmam ter assumido o negócio do complexo turístico Cidade Nova Atlântida. O empreendimento pretende expulsar os índios Tremembé das terras de São José e Buriti para construir 13 hotéis cinco estrelas, 14 resorts, 6 condomínios residenciais e 3 campos de golfe - numa área contínua de 12 quilômetros de praia e 3,1 mil hectares (o equivalente a 167 estádios do Maracanã). A comitiva afirmou não existir índios na região - e sim - uma ONG que "aliciava as pessoas para se passarem por índios". Este é apenas um trecho do documentário E TEM ÍNDIO NO CEARÁ? que está sendo finalizado em breve.
Os índios Jenipapo-Kanindé, do Ceará ainda luta para que direitos assegurados pela constituição sejam respeitados, apesar de conquistas significativas.
Imagem Hospedada por bRImG.com - Hospedagem de Imagens.